Eleitores norte-americanos vão às urnas nesta terça-feira

  • 06/11/2018 - 08h40

Leandra Felipe

Dois anos após a vitória de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, os americanos voltam às urnas para escolher deputados, senadores e governadores.


Eleitores americanos vão às urnas nesta terça-feira (6) escolher 35 senadores, 435 deputados, além de governadores de 36 estados e três territórios.

 

A chamada "midterm" acontece no meio do mandato presidencial e é considerada um importante termômetro para o governo e um indicativo de como serão as eleições daqui a dois anos.


As últimas pesquisas de intenção de voto mostraram que a tendência é que os democratas saiam vitoriosos na Câmara dos Deputados, conquistando a maioria das cadeiras.

No Senado, dois terços dos lugares serão renovados, mas a projeção é de uma vitória republicana.


O cenário nas eleições estaduais também é amplamente disputado. Hoje, os republicanos controlam 33 dos 50 estados americanos. Vinte e seis deles estão em jogo e os republicanos não querem perder terreno.


De olho em 2020, lideranças importantes também estão atrás dos votos. O ex-presidente Barack Obama fez campanha nos estados em apoio ao partido democrata, criticando diretamente a administração Trump.


Já o governo foca o discurso na luta contra imigrantes ilegais. Durante os comícios, o presidente Donald Trump criticou a caravana de 5 mil pessoas que avança da Guatemala e da Nigarágua em direção à fronteira americana com o México.

Ir para a versão desktop