Guaidó convoca parlamento para decretar estado de emergência devido a apagões

Guaidó quer decretar estado de emergência devido a apagões

Publicado em 11/03/2019 15:28 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A Assembleia Nacional da Venezuela, controlada pela oposição ao governo de Nicolás Maduro, convocou uma sessão de emergência, para esta segunda-feira (11), com objetivo de discutir o apagão energético que atinge a maioria dos estados do país vizinho desde a última quinta-feira (7).

Algumas localidades já registram o retorno da energia nesta segunda-feira (11).

Diante do quadro, o presidente da Assembleia e autoproclamado presidente interino do país, Juan Guaidó, convocou a sessão do parlamento para solicitar a aprovação de um decreto de emergência nacional.

Diante da ruptura entre as relações do Executivo, Judiciário e Legislativo na Venezuela, o decreto pode ter efeitos limitados.

Já o governo de Nicolás Maduro afirma que o apagão energético foi uma sabotagem ao Sistema Elétrico Nacional promovida pelos Estados Unidos.

O ministro das Comunicações da Venezuela, Jorge Rodríguez, informou que um dos Sistemas de Controle Energético, responsável por distribuir 80% da energia do país, foi alvo de um ciberataque, o que teria provocado o colapso energético. 

Em Caracas, a estatal do metro da capital acionou rotas de ônibus para substituir os trens que ficaram paralisados.

Já o ministro de defesa da Venezuela, Vladimir Padrino Lopez, das Forças Armadas, informou que todas as instalações de distribuição de energia elétrica estão sendo agora protegidas e que as linhas de transmissão de energia estão sendo monitoradas por vias aéreas.

O Grupo de Lima responsabiliza o governo de Nicolás Maduro pelo apagão. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique