Cidades latino-americanas assinam declaração no Rio por ações de segurança alimentar

Cidades latino-americanas querem reforçar segurança alimentar

Publicado em 31/05/2019 13:19 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Representantes de 16 cidades latino-americanas assinam, nesta sexta-feira (31), a Carta do Rio, uma declaração conjunta para promover no continente as ações de segurança alimentar.

O documento é uma síntese do 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas signatárias do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana.

O texto propõe o compromisso de construção de uma agenda que integre a região, com o objetivo de estabelecer uma rede de políticas públicas para garantir a qualidade da alimentação e a segurança alimentar.

A Carta do Rio é uma declaração conjunta de 16 das 24 cidades signatárias da América Latina que participam do fórum, que acontece no Museu de Arte do Rio, na zona portuária carioca. 

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Planejamento da prefeitura do Rio de Janeiro, Epitácio Brunet, acrescenta que o documento também propõe uma reflexão sobre situações paradoxais no continente latino-americano, onde há desperdício e fome, obesidade e pobreza.


Outro ponto do documento encoraja mais cidades a assinarem o pacto e manifesta a intenção de manter a cooperação regional iniciada no fórum do Rio de Janeiro.

O Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana, firmado em 2015,  tem a adesão de 184 cidades em todo o mundo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique