Uruguai é destacado pela imprensa mundial como exemplo de combate ao coronavírus

Uruguai é destacado como exemplo de combate à Covid-19

Publicado em 22/05/2020 19:25 Por Marieta Cazarré - Montevidéu

Nos últimos dias o Uruguai vem se destacando em diversos jornais ao redor do mundo pelo seu sucesso no combate ao novo coronavírus. Até o momento, o país registrou 749 casos da doença e apenas 20 mortes. Apesar de não ter decretado quarentena obrigatória, o país tomou, desde muito cedo, uma série de medidas para evitar a disseminação do vírus.


O Uruguai é apontado como um dos 46 países do mundo que estão vencendo a batalha contra o novo coronavírus. O ranking está disponível em um site construído e mantido pelo New England Complex Systems Institute e seus colaboradores.


O ranking é elaborado de acordo com o número de casos positivos confirmados em um lapso de dez dias. O Uruguai registrou, nos últimos dez dias, entre 12 e 21 de maio, apenas 35 novos casos, uma média de 3,5 novos casos diários.


O ranking é divido em três classificações: os países que "estão vencendo" a doença, os que estão "quase lá" e os que "precisam de ações". O Brasil, que nos últimos dez dias somou mais de 132 mil novos casos e atingiu uma média de 13,2 mil novos casos por dia, está entre os que precisam de ação.

No dia 13 de março, foram registrados os quatro primeiros casos de contaminação no Uruguai. No mesmo dia, o governo anunciava a suspensão das aulas por 15 dias, a contar a partir da segunda-feira, dia 16 de março. As escolas seguem fechadas, e o governo acaba de anunciar um plano de retomada gradual das aulas em três etapas, a começarem nos dias 1º, 15 e 29 de junho.


De acordo com especialistas, outra das ações uruguaias que ajudaram muito a conter a disseminação da doença foi a ampla testagem. O país, que tem uma população de apenas 3,5 milhões de habitantes, realizou, até o momento, mais de 36,5 mil testes.


Entre a série de medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde uruguaio está a obrigatoriedade do uso de máscaras, desde o dia 24 de abril, para os trabalhadores e clientes de comércios de alimentos. No dia 27 de abril a medida se tornou obrigatória também para locais de serviços financeiros e pagamentos, como as lotéricas.


Nas últimas duas semanas, já é perceptível a retomada gradual das atividades. O trânsito está mais intenso, muitas pessoas passeiam pelas ramblas no final de tarde com algum distanciamento. Muitos comércios estão abertos. Nas ruas, a grande maioria das pessoas usa máscara, mas, infelizmente, nem todos sabem como usá-la corretamente.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique