Mistério da Justiça prorroga emprego da Força Nacional na Amazônia

Prorrogado emprego da Força Nacional na Amazônia

Publicado em 15/01/2020 20:04 Por Renata Martins - Brasília

(áudio substituído em 16/01/20 às 12h47 para correção de informação)

Três portarias publicadas nesta quarta-feira (15), no Diário oficial da União tratam da atuação das forças de segurança do governo federal em estados da Amazônia.

A Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública vai manter o apoio à Polícia Militar do Estado, nas operações de enfrentamento às organizações criminosas e aos crimes de divisas, como tráfico de drogas.

As ações são no âmbito do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras VIGIA – sigla de Vigilância, Integração, Governança, Interoperabilidade e Autonomia. O apoio terá duração enquanto perdurarem as ações do Programa VIGIA , que não tem data para acabar.

Já no Pará, o emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no estado foi prorrogada de 26 de janeiro até 25 de março de 2020, para exercer a coordenação das atividades de guarda, de vigilância e de custódia de presos.

Esta é a terceira prorrogação da presença de agentes federais nas penitenciárias paraenses, que está no estado desde de o fim de julho de 2019. No dia 29 daquele mês, 58 detentos foram assassinados durante um confronto entre facções criminosas dentro do presídio de Altamira.

A terceira portaria prorroga o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Funai - Fundação Nacional do Índio, nas ações de segurança pública e no processo de desintrusão da Terra Indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu, no Pará, por mais 180 dias, a partir de 28 de janeiro até 25 de julho de 2020.

Desde de 2016 agentes federais atuam nesse apoio na área, quando começou o processo de desintrução. Na época de acordo com a Funai, apenas 20% da terra indígena estava está sob a posse plena dos indígenas.

A Funai informou nesta quarta-feira (15) que o emprego da Força Nacional foi prorrogado para manter a ordem e resguardar a proteção da Terra.

A fundação destacou ainda que o processo de desintrusão não foi concluído por causa de ações judiciais interpostas por ocupantes não indígenas da terra Apyterewa.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique