Novos conselheiros tutelares do DF começam a trabalhar nesta segunda-feira (13)

Novos conselheiros tutelares do DF começam a trabalhar hoje (13)

Publicado em 13/01/2020 13:43 Por Kariane Costa - Kariane Costa

Os novos conselheiros tutelares do DF eleitos, foram diplomados e empossados para um mandato de dois anos na última sexta-feira (10).

Na capital federal, existem  40 conselhos tutelares; cada  local  conta com  5 conselheiros.

Os conselheiros tutelares  atuam em suas comunidades e têm a responsabilidade de atender crianças e adolescentes, para que tenham todos os direitos respeitados.

Cabe a eles apurar denúncias encaminhadas de situações de violência, negligência, maus tratos e exploração sexual de menores.

Eleita pela segunda vez, a conselheira tutelar da região de Brasília, a assistente social Clementina Bagno, explica que o profissional  atua quando os direitos de crianças e adolescentes estão em risco, ou já foram violados por algum motivo, seja por uma situação de violência ou pela ausência de políticas públicas, por exemplo.

Clementina Bagno acrescenta que o Conselho deve ser acionado em qualquer situação em que a criança esteja possivelmente em risco. Não precisa ter a confirmação da situação; a suspeita  de que um direito está sendo violado já é suficiente. Caso isso ocorra, quem presenciar deve procurar o Conselho, de acordo com a região em que a criança reside ou onde seu direito foi violado.

Os Conselhos são ligados à Secretaria de Justiça, e possuem um conselho de ética, que analisa a conduta de cada profissional.
 

Os conselheiros empossados foram eleitos pelo voto comunitário, além de passar nas provas de conhecimentos específicos, comprovação dos requisitos exigidos pelo cargo e curso de formação. A remuneração mensal é de 4 mil e 684 reais, com dedicação exclusiva ao cargo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique