Governador do DF é indiciado por crime eleitoral; Ibaneis nega omissão de gastos

Governador do DF é indiciado e nega omissão de gastos

Publicado em 03/07/2020 16:56 Por Anna Luísa Praser - Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse que aguarda a conclusão do inquérito e intimação do Ministério Público Eleitoral para prestar os esclarecimentos que o órgão julgar necessário.

A declaração foi dada por nota, depois de questionado sobre indiciamento pela Polícia Federal por crime eleitoral.

A suspeita é de que o governador tenha lançado candidaturas laranjas durante a campanha e que tenha omitido gastos na prestação de contas relacionadas às eleições de 2018. Os recursos passados a duas candidatas teriam sido usados, na verdade, para pagamentos de cabos eleitorais na campanha do emedebista.

No texto, Ibaneis nega que tenha havido omissão na prestação de contas eleitorais e justifica que as contas foram inclusive aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.

Ibaneis diz ainda que, na ocasião, não era dirigente partidário e não interferia na distribuição dos recursos do fundo eleitoral do MDB, partido ao qual é filiado e que é natural que como candidato, receba apoio de outros nomes dentro da mesma legenda.

Sobre a candidatura de laranjas, o advogado de defesa de Ibaneis, Cleber Lopes, disse que o governador não pode ser responsabilizado pelas contas de outras candidatas. 

Ainda de acordo com o a defesa do governador, o Ministério Público Eleitoral ainda tomou conhecimento do relatório e que está absolutamente tranquilo de que quando isso ocorrer, o próprio MPE vai chegar a conclusão de que essas denúncias não são nada demais.

Caso sejam confirmadas as irregularidades, o fato configura crime eleitoral.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique