Rio prepara equipes técnicas para agir em caso de aparecimento de óleo na costa fluminense

Rio prepara técnicos para agir em caso de aparecimento de óleo

Publicado em 12/11/2019 15:40 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A segunda etapa de preparação de equipes técnicas para atuação em caso de surgimento de óleo na costa do Rio de Janeiro termina nesta terça-feira (12).

O treinamento, feito pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), inicialmente atende técnicos dos municípios do noroeste fluminense e Região do Lagos e, na próxima semana, as cidades da região metropolitana e do sul fluminense serão contempladas com o curso.

Na última quinta-feira (6), pequenos fragmentos de óleo foram recolhidos em duas praias no Espírito Santo, após ter se espalhado pelos nove estados nordestinos. Esse foi o primeiro vestígio do produto na região sudeste.

Na primeira etapa, na semana passada, o Inea realizou capacitação de cerca de 80 pessoas, entre técnicos da Defesa Civil estadual, do Corpo de Bombeiros, do próprio órgão ambiental, além de militares do Exército. O treinamento incluiu atividade prática na praia, onde o grupo simulou atendimento de emergência.

Também com o mesmo objetivo, o governo do Estado do Rio de Janeiro criou, no fim do mês passado, um grupo de trabalho especial para acompanhamento e vigilância de qualquer anormalidade relativa a manchas de óleo na costa fluminense.

O grupo, que já se reuniu duas vezes, é coordenado pela secretária do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e composto por técnicos da secretaria e do Inea. O foco é a ação preventiva e o monitoramento com o objetivo de garantir uma pronta resposta, em caso de surgimento de manchas no litoral fluminense.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique