Aumenta número de regiões que sofrem com a mosca da carambola em Roraima

Aumenta número de regiões com mosca da carambola

Publicado em 14/01/2020 00:25 Por Kariane Costa - Brasília

O número de regiões que sofrem com a mosca da carambola em Roraima aumentou, segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado.

A praga está presente nos municípios rondonienses de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Normandia, Uiramutã, Pacaraima e parte do município de Boa Vista. Todas essas localidades foram consideradas regiões de quarentena, pelo Ministério da Agricultura.

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima, Gelb Platão, explica que na região de quarentena é proibido o trânsito de frutos que são hospedeiros da mosca da carambola.

Já na vila de Martins Pereira, no município de Rorainópolis, a praga está erradicada, segundo a nova resolução do Ministério da Agricultura e foram considerados “Zona Tampão” os municípios de Cantá e de Mucajaí.

Segundo Gelb Platão, área de quarentena é onde está presente a mosca. Já a chamada área tampão é aquela imediatamente após a área de quarentena. O presidente da Agência Agropecuária explica que um novo foco da praga apareceu, forçando a criação de uma nova barreira sanitária.

O município é considerado livre da mosca da carambola quando os técnicos não capturam a praga no local durante três ciclos, ou seja, 378 dias. Se isso ocorrer, a região é considerada erradicada da mosca.

A mosca da carambola estraga os frutos e os torna impróprios para o consumo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique