Cedae garante que água estará livre de substância tóxica na semana que vem

Água estará livre de contaminação na semana que vem

Publicado em 15/01/2020 23:44 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O presidente da cedae, a empresa responsável pelo abastecimento de água no Rio de Janeiro, Hélio Cabral Moreira, garantiu que na semana que vem, a água coletada no Sistema Guandu e levada para os reservatórios já está livre da geosmina, a substância liberada por algas, responsável pelo cheiro e sabor fortes, percebidos pela população.

A empresa vai utilizar carvão ativado para limpar a água e vai manter um estoque do produto, para utilizar, caso haja uma nova contaminação. No entanto, de acordo com ele, não há como definir quando a água limpa chegará as torneiras, já que isso depende de cada localidade e da quantidade de água já armazenada nas caixas d'água.

O gerente de Qualidade da Água da empresa, Sérgio Marques, afirmou também que a proliferação da geosmina não significa que á agua esteja contaminada por esgoto, já que é estimulada principalmente pelas altas temperaturas. Além disso, ele garantiu que mesmo nas condições atuais a água está própria para consumo.

O presidente da Cedae também confirmou a saída de Júlio César Antunes do cargo de chefe de tratamento de água do Rio Guandu, mas negou que a mudança seja por causa do problema. Antunes que é funcionário de carreira permanece na equipe mas agora como assessor.

No entanto, a exoneração ocorreu logo após do governo do estado Wilson witzel afirmar que os transtornos relacionados a má qualidade da água são inadmísseis e afirmar que determinou uma apuração rigorosa dos processos de gestão da companhia.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique