Inverno amazônico chega com força em Rondônia e no Acre

Inverno chega com força em Rondônia e no Acre

Publicado em 13/01/2020 20:03 Por Renata Martins - Brasília

O inverno chegou com força em estados como Acre e Rondônia, o que elevou o nível das águas dos mananciais. O período de enchente no Rio Madeira começou com níveis elevados, resultado de chuvas acima do normal nos últimos 30 dias.

Nesta segunda-feira, o nível do Madeira, em Porto Velho, atingiu 14 metros e 37 centímetros. O índice o coloca na cota de atenção, ainda distante dos 17 metros da cota de inundação, mas 41 centímetros a mais que a medição no mesmo período do ano passado.

Porém, de acordo com o mais recente boletim do Serviço Geológico do Brasil, emitido na sexta-feira (10), não existe previsão ainda do rio Madeira, em Porto Velho, alcançar o nível de alerta. O Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia, coronel Gilvander Gregório de Lima, alerta que a elevação do nível das águas traz perigos para a população ribeirinha.

Já em outros pontos de monitoramento, nas estações Pimenteiras, Usina Hidrelétrica de Jirau, Abunã e Morada Nova, os níveis observados do Madeira são os máximos históricos para este período do ano. Contudo, como as previsões para as próximas semanas sugerem chuvas abaixo da média, é possível que os rios retornem a níveis normais nas próximas semanas.

No Acre, as águas do rio que dá nome ao estado da Amazônia, continuam a baixar. Na capital Rio Branco, o Rio Acre que chegou a ultrapassar em 50 centímetros a cota de transbordamento de 14 metros está em vazante desde sexta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, o nível do rio baixou mais de três metros e na medição da tarde desta segunda-feira (13), está próxima do 11 metros.

O mesmo ocorre com o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, também no Acre. De acordo com a medição desta segunda-feira (13) está dois metros e meio abaixo da cota de inundação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique