Força Nacional vai combater desmatamento ilegal no Pará

  • 10/02/2020 - 16h47

Sayonara Moreno

O combate ao desmatamento ilegal no Pará ganhou reforço: nesta segunda-feira, o Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou a portaria que autoriza a atuação da Força Nacional no estado, junto com agentes do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente.


A atuação da Força Nacional vai ocorrer, segundo a portaria, até o dia 31 de dezembro deste ano, podendo ser prorrogada caso haja necessidade. Segundo o documento, os homens devem atuar nos locais de alertas de desmatamento identificados pelo sistema do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no Pará.


As atividades a serem exercidas são definidas como imprescindíveis à preservação da ordem pública e à segurança de pessoas e do patrimônio.


De acordo com o Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite, do Inpe, o estado do Pará está no topo da lista de desmatamentos ilegais, por estado, na Amazônia Legal.


Somente em 2019, o desmatamento no território ultrapassou 4 mil quilômetros quadrados, o equivalente a 40% dos desmatamentos na Amazônia Legal.


Entre 2018 e 2019, o desmatamento no Pará subiu cerca de 63%. A situação também é preocupante no acumulado desde 2008: de lá para cá, foram desmatados mais de 35 mil quilômetros quadrados em todo o estado.

Ir para a versão desktop