Recolhimento de lixo eletrônico será ampliado para todo país; meta é atingir 5 mil pontos

Recolhimento de lixo eletrônico será ampliado para todo país

Publicado em 12/02/2020 23:51 Por Victor Ribeiro - Brasília

O governo federal ampliou o programa de recolhimento de lixo eletrônico. Hoje, no país, existem 173 pontos para receber esses resíduos. A meta é que, em cinco anos, sejam mais de cinco mil pontos.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participaram de uma rápida cerimônia no Palácio do Planalto. Salles comentou sobre a importância de aumentar a rede de recolhimento de lixo eletrônico.


Na cerimônia, Ricardo Salles assinou um acordo para a criação de uma campanha publicitária para orientar e incentivar o recolhimento de equipamentos eletrônicos que já não são mais usados e uma declaração que marca o início das atividades do projeto integrado de gestão de resíduos sólidos urbanos.

Enquanto Jair Bolsonaro assinou um decreto que amplia essa política de recolhimento de lixo eletrônico. 

A ideia é que, o lixo eletrônico possa ser entregue adequadamente em 400 municípios com mais de 80 mil habitantes, o que representa 60% da população brasileira.

Todos os produtos coletados deverão ser enviados para a destinação ambientalmente adequada. A preferência é para a reciclagem, com o objetivo de levar esse material de volta à cadeia produtiva, reduzindo o consumo de matéria-prima e a poluição causada por esse tipo de lixo.

O governo vai repassar R$64 milhões para alguns municípios criarem estruturas adequadas para receberem os resíduos eletrônicos. Esses recursos vierão do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique