Pesquisadores da UFRRJ descobrem nova espécie de planta no Rio de Janeiro

Pesquisadores da UFRRJ descobrem nova espécie de planta

Publicado em 22/06/2020 22:11 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Pesquisadores e alunos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro descobriram uma nova espécie de planta, no Parque Natural Municipal do Curió, em Paracambi, região metropolitana do estado. É a Ruellia capotyra (flor da mata em tupi-guarani). A equipe é coordenada pela professora e taxonomista Denise Braz, do Departamento de Botânica da instituição. A bióloga fala sobre o processo de descobrir uma nova espécie.

A planta teve sua descoberta confirmada pela revista científica Systematic Botany. A publicação é importante porque novas espécies são reconhecidas apenas após sua veiculação em uma revista científica especializada.

Desde 2007, Denise Braz  e sua equipe têm realizado pesquisas de campo no Parque do Curió, dedicadas ao estudo da flora local. A taxonomia é uma das ciências responsáveis por desvendar a riqueza de espécies existentes em território brasileiro.

Especializados em reconhecer, classificar e nomear os organismos, os taxonomistas se empenham na busca por animais, fungos ou plantas que ainda não foram registrados pela ciência. E é justamente o que faz a equipe da professora Denise Braz.

Ela ressalta que essas descobertas reforçam a elevada diversidade vegetal do país, considerada recentemente a mais alta em todo o mundo, e destaca também que a flor da mata, devido à sua beleza, pode ser explorada como planta ornamental.

Os pesquisadores da Universidade Rural do Rio de Janeiro participaram de trabalhos conjuntos recentes com o Jardim Botânico e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que resultaram na produção do maior banco de dados da flora brasileira na internet, o Flora do Brasil Online 2020. Construído com o apoio de diferentes instituições de pesquisa, o sistema reúne informações sobre 48.369 espécies de fungos, plantas e algas reconhecidas por taxonomistas brasileiros e estrangeiros em pesquisas de campo por todo o país.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique