Ação da Defensoria do Pará pede a suspensão da licença ambiental de Belo Sun

Defensoria Pública pede a suspensão da licença ambiental

Publicado em 07/08/2020 14:59 Por Maíra Heinen - Brasília

A Defensoria Pública do estado do Pará pediu na Justiça a suspensão do licenciamento ambiental da Mineradora Belo Sun, instalada na região da Volta Grande do Xingu, no Pará.

Os defensores se basearam no relatório, produzido pela Associação Interamericana para a Defesa do Meio Ambiente, que aponta diversos riscos à comunidade ribeirinha do local.

De acordo com a Ação Civil Pública, o Projeto Minerário Volta Grande não examinou o diagnóstico socioambiental e ocupações dos povos ribeirinhos; nem assegurou aos moradores o direito à participação, consulta e consentimento prévio, de acordo com convenções internacionais.

Apontou ainda as ameaças às atividades de extrativismo, pesca e agricultura, essenciais para a subsistência dos ribeirinhos.

De acordo com a Defensoria, o projeto foi licenciado pelo Estado do Pará, que determinou que a própria empresa realize reuniões com as famílias, para decidirem sobre a modalidade de indenização. Segundo a ação, o ato é ilegal.

Sobre a ação, a Belo Sun informou em nota que o licenciamento do Projeto Volta Grande segue todos os ritos pertinentes. Disse que a empresa está sempre à disposição das comunidades, respeitando a legislação brasileira nos âmbitos federal, estadual e municipal.

O projeto está com a Licença de Instalação suspensa pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região. Segundo a Belo Sun, a empresa segue em atendimento às demandas judiciais do Tribunal para complementação do Estudo do Componente Indígena; e está trabalhando no projeto, para a atualização de acordo com as novas diretrizes regulatórias.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique