Universo: Desvende o planeta em formato de bola de rugby encontrado no limite do sistema solar

Desvende o planeta em formato de bola de rugby

Publicado em 12/10/2017 20:38 Por Apresentação Adrielen Alves e Daniel Isaia - Brasília

Quem disse que pra ser planeta, tem que ser redondo? E tem planeta quadrado? Quadrado, não! Pelo menos, ainda não... Mas em um novo formato, ah isso tem.

Uma recente descoberta mostrou um planeta anão, lá na extremidade do nosso sistema solar, depois de Netuno e Plutão. E em formato de uma bola de rugby. Aquelas usadas por jogadores de futebol americano. Ou seja, em uma forma extremamente alongada.

É o Haumea. Ele está localizado junto com outros quatro planetas anões quase fora do nosso sistema solar. Esse anúncio acabou de sair do forno, foi publicado na revista Nature e tem participação de cientistas brasileiros.

Entre eles está o professor da Universidade Técnológica Federal do Paraná, Felipe Braga Ribas. Ele é quem vai falar pra gente por que esse corpo celeste encontrado é tão enigmático.

Universo: Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo  e descobertas científicas ligadas ao espaço. É publicado às segundas-feiras na Radioagência Nacional e na Rádio Nacional. Ouça aqui os programas já veiculados da série.