Sinal analógico será desligado hoje no Rio e 18 municípios fluminenses

  • 22/11/2017 - 12h27

Tâmara Freire

O sinal de TV analógico será desligado às 23h59 desta quarta-feira, no Rio de Janeiro e em 18 municipios da região metropolitana.


De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), isso será possível porque na região 90% dos domicilios que recebem unicamente o sinal aberto de TV já têm equipamentos digitalizados.


A medição feita pelo Ibope aponta também que 96% dos domicilios não ficarão sem TV após o desligamentos. O fim do sinal analógico no Rio estava marcado para o dia 25 de outubro, mas foi adiado porque o patamar minimo de 90% de digitalização não havia sido alcançado.


Desde então, foram intensificadas as campanhas de distribuição gratuita do kit de conversão para famílias inscritas no cadastro único.


Hoje também terminam os processos de desligamento do sinal análogico em Belo Horizonte e mais 38 municipios mineiros.


Em uma reunião realizada nessa terça-feira (21), o Grupo de Implantação da TV Digital também decidiu antecipar o desligamento da TV analógica, de 28 de novembro do ano que vem para 14 de agosto, para as cidades de Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT).


Na semana que vem o grupo se reúne novamente para deliberar sobre as regiões de Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba, em São Paulo. As cidades têm desligamento agendado para o dia 29 deste mês.


O sinal digital já é exclusivo em oito regiões metropolitanas, incluindo São Paulo e Fortaleza.


Além da TV digital oferecer maior qualidade de som e imagem, com o desligamento do sinal analógico será possível liberar a faixa de 700 megahertz para o uso das operadoras de telefonia celular. A expectativa é que isso melhore a velocidade e o alcance da transmissão 4G.

Ir para a versão desktop