Universo: Descoberta de planetas parecidos com a Terra desafia a ciência

Descoberta de planetas parecidos com a Terra desafia ciência

Publicado em 20/11/2017 11:48 Por Apresentação Adrielen Alves e Victor Ribeiro - Brasília

Planeta Terra é rochoso, orbita uma estrela chamada sol, tem água em estado líquido, e tem vida. Essas são características que fazem a Terra se diferenciar dos outros planetas do nosso sistema solar, não é mesmo? É...Mas e de outros sistemas solares? Será que existem outras Terras?

Olha, 2017 tem sido um ano marcante em relação às descobertas dos exoplanetas – são aqueles encontrados fora do nosso sistema solar. Mas, além disso, da descoberta de exoplanetas, o mais interessante é a descoberta de planetas muito parecidos com o nosso: são os chamados irmãos e até primos da Terra.

De fevereiro para cá, dois momentos importantes para a astronomia. O primeiro foi o anúncio feito pela Nasa de que cientistas europeus encontram em um único sistema solar sete planetas orbitando um tipo de estrela chamada de anã-vermelha. Destes sete, a maioria é rochosa e três têm altas chances de água na superfície.

Tudo indica que eles podem ser muito parecidos com a Terra, tanto em relação ao tamanho, quanto a temperatura. E o segundo momento, agora em junho, foi o registro feito pelo telescópio Kepler: Mais de 200 planetas capturados, sendo 10 planetas parecidos com a Terra.

Quem explica um pouco melhor pra gente é o professor doutor Jorge Melendez, do Instituto de Astronomia , Geofísica e Ciências Atmosférias da Universidade de São Paulo. Vamos acompanhar.

* Programa  publicado em 28/08/17.