Aplicativo permite monitorar presença feminina entre elenco, diretores e roteiristas no cinema

Aplicativo permite monitorar presença feminina entre elenco, diretores e roteiristas no cinema

Publicado em 25/12/2017 21:50 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O nome do aplicativo é uma homenagem à Alice Guy, primeira mulher da indústria cinematográfica a ser cineasta e roteirista de filmes de ficção. E justamente para dar visibilidade à desigualdade entre os gêneros também no cinema que o aplicativo para celular Alice foi desenvolvido.

Inicialmente disponível gratuitamente para iphones, a tecnologia foi criada por estudantes do curso de design de mídia digital da PUC-Rio e permite monitorar a participação feminina nos filmes.

Gabriela Lopes, uma das desenvolvedoras, explica que os estudantes tiveram a ideia após acessar uma pesquisa do Instituto Geena Davis que aponta que, dentre os filmes que ganharam notoriedade entre 2010 e 2013, apenas 23% tiveram protagonistas mulheres. Elas também são minorais entre os cineastas, diretores, roteiristas e produtores. Acompanhe com Raquel Júnia.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique