História Hoje: Primeiro computador brasileiro foi criado na USP há 46 anos

Primeiro computador brasileiro foi criado na USP há 46 anos

Publicado em 23/07/2018 23:24 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

Em 24 de julho de 1972,  o primeiro computador projetado e construído no Brasil é colocado em funcionamento na Escola Politécnica da USP. Pequeno e com apenas oito bits logo foi apelidado pelos projetistas de o Patinho Feio.

Para que se possa fazer uma comparação, hoje em dia, qualquer computador pessoal têm uma capacidade média que varia de sessenta e quatro a cento e vinte e oito bits.

O grupo da Escola Politécnica da USP responsável pelo projeto Patinho Feio investiu três anos em estudos e pesquisas. E o resultado do projeto levou a um desfecho desejado pelos profissionais da área; a assinatura de um contrato de milhões de dólares entre a Escola Politécnica e a Marinha.

O governo queria um computador feito em solo nacional que pudesse substituir os que equipavam fragatas compradas da Inglaterra.

Antonio Helio Guerra Vieira, um dos participantes do projeto, revelou que o computador tinha menos capacidade de memória do que uma simples máquina de calcular da atualidade.  Ganhou o apelido Patinho Feio em alusão ao Navio Veleiro Cisne Branco – uma embarcação, da Marinha do Brasil, que exerce funções diplomáticas e de relações-públicas.

O contrato milionário chegou a envolver cerca de sessenta engenheiros de diversas áreas. E resultou no Patinho Feio – o primeiro computador, documentado e com estrutura de computação clássica, desenvolvido no Brasil.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique