Universo: Românticos apreciam a Lua, mas por que não 5 planetas de uma vez?

Românticos apreciam a Lua, mas por que não 5 planetas de uma vez?

Publicado em 06/08/2018 10:53 Por Victor Ribeiro e Sayonara Moreno - Brasília

Oi Sayonara!

Oi Victor!

Sayonara, me diz uma coisa, você tem o hábito de olhar para o céu com mais atenção?

Tenho sim!

Então já deve ter reparado que bem perto de onde a Lua nasce tem um pontinho vermelho com um brilho bastante intenso.

E olha Victor, não é uma estrela, é o nosso vizinho Marte. O planeta parece maior e mais vermelho do que a gente costuma ver porquê está mais perto da Terra.

É isso mesmo Sayonara. Essa aproximação máxima entre os dois planetas ocorre quando, como dizem os astrônomos, em oposição ao Sol.

Até setembro, é possível ver Marte bem pertinho.

Nessa época do ano Victor, em noite de céu limpo e com um bocado de sorte a gente consegue ver, também, outros quatro planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Universo: Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo e descobertas científicas ligadas ao espaço. É publicado na Radioagência Nacional e na Rádio Nacional. Ouça aqui os programas já veiculados da série.