Alunos e professores de todo o país lançam foguetes em evento científico no Rio

Alunos e professores de todo o país lançam foguetes em evento científico

Publicado em 22/10/2018 19:35 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A edição 2018 da Jornada de Foguetes teve início nesta segunda-feira e mobiliza estudantes e professores de todo o país em Barra do Piraí, no sul do estado do Rio de Janeiro. Organizado pela 12ª Mostra Brasileira de Foguetes e pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, o evento vai até o dia 8 de novembro.

Foram convidados 1.527 alunos de 568 escolas públicas e particulares. Durante a jornada, os jovens apresentam os seus foguetes construídos com garrafa pet e as bases de lançamento. Os protótipos, movidos a combustível composto de vinagre e bicarbonato de sódio, podem chegar a 300 metros de distância.

O professor João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, afirma que a programação, que inclui palestras com astrônomos e engenheiros, permite que os alunos tenham um aprendizado que vai muito além da sala de aula.

Esse ano, os campeões, ou seja, aqueles que lançarem os foguetes o mais longe possível, receberão material didático e troféus no formato de foguetes. Além disso, haverá prêmios para as seis melhores apresentações.

O júri, composto por professores de todas as equipes, vai analisar os seguintes pontos: acabamento e originalidade do foguete e da base, além da segurança e apresentação da equipe participante.

A Jornada de Foguetes conta com apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Agência Espacial Brasileira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique