Universo: 800 mil alunos participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

800 mil alunos participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia

Publicado em 17/05/2019 18:43 Por Sayonara Moreno - Brasília

Cerca de 800 mil estudantes de 18 mil escolas em todo o Brasil participam da OBA, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica nesta sexta-feira (17).

As provas são aplicadas em quatro níveis diferentes e podem despertar os jovens para o mundo da astronomia. É o que explica o presidente da comissão organizadora da OBA, professor João Canalle.

O professor Canalle revela uma curiosidade: o interesse dos estudantes do sexto até o nono ano no tema é proporcionalmente maior que os do ensino médio. Mas ele é taxativo: independente disso, participar da olimpíada já torna esse estudante diferenciado.

As oportunidades vão além.

Aqueles que se destacam na OBA, durante o ensino médio, têm chance de concorrer com estudantes de outros países.

É um processo seletivo que vai montar duas equipes de cinco candidatos, cada, para participarem de duas olimpíadas fora do Brasil: a latino-americana, com 12 países, e a internacional, com participação de cerca de 45 países do mundo todo.

O professor Canalle explica que, nesta etapa, é a comissão organizadora da olimpíada nacional quem prepara os candidatos brasileiros.

E eles, geralmente, trazem boas medalhas no pescoço, da competição latino-americana.

A competição desta sexta-feira (17), no Brasil, está na edição 23.

As escolas com interesse em participar das demais devem se inscrever pelo site oba.org.br. Lá, também, estão todos os detalhes sobre competições, resultados e simulados.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique