Ideias Inovadoras: Pesquisa usa veneno de cobra para tratamento de doenças

Pesquisa usa veneno de cobra para tratamento de doenças

Publicado em 29/07/2019 11:59 Por Michelle Moreira - Brasília

O veneno de animais tem se mostrado uma matéria-prima valiosa na produção de terapias para o tratamento de doenças causadas por protozoários, como a leishmaniose e a Doença de Chagas.


Em Rondônia, pesquisadores da Fiocruz realizam estudos com venenos de serpentes para o tratamento dessas enfermidades.


O estudioso Leonardo Calderon explica que as moléculas do veneno mostraram afinidade com a enzima do parasita como a Leishmania.


A droga - ainda em fase de teste - precisa passar por aprimoramentos. Como exemplo, apesar de eliminar a parasitemia, ainda não tem efeito positivo na eliminação do inchaço nos pés dos camundongos.


Leonardo conta ainda que as moléculas do veneno já são amplamente estudadas no Brasil; o que facilitou em muito o andamento do estudo. Ainda mais neste período de corte de orçamento dentro das instituições nas áreas de pesquisa.


Ainda não se pode falar em previsão de medicamentos. São necessários no mínimo TRÊS anos para finalizar os testes pré-clínicos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique