Quatorze empresas públicas conseguem nota máxima no nível de governança das estatais

  • 10/08/2019 - 07h11

Dayana Vítor

O Banco do Brasil, BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento, Caixa, Petrobras e mais dez empresas públicas tiraram 10 no índice de governança corporativa divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério da Economia. Todas estão no nível um de gestão.

 

A EBC- Empresa Brasil de Comunicação, também está entre as 44 companhias públicas mais eficientes do país, pois ficou no nível 1, que engloba empresas com média acima de oito pontos.

 

A nota obtida por essas companhias significa que elas conseguiram adotar boas práticas de gestão, mecanismos de controle e auditoria. Ainda que divulgam informações de forma transparente e possuem conselhos e comitês, além de outras ações. 

 

O secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia, Fernando Soares, ressalta que mais empresas públicas deverão ser analisadas nos próximos ciclos de avaliação.

 

Fernando acrescenta que as empresas que tiraram notas maiores no índice de governança podem atrair mais interessados, no caso de privatizações.

 

A escala de avaliação do indicador de governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais varia de 0 a 10. No atual ciclo de avaliação, apenas 14 empresas tiveram desempenho mediano e três mais fraco.

Ir para a versão desktop