Universo: Astrônoma brasileira na Nasa explica o que Titã e a Terra têm em comum

Astrônoma na Nasa explica o que Titã e a Terra têm em comum

Publicado em 22/11/2019 18:30 Por Adrielen Alves - Brasília

Titã – a maior lua de Saturno – e a Terra têm uma geologia muito parecida.

Isso é o que mostra um estudo publicado, nesta semana, pela astrônoma brasileira e pesquisadora do Laboratório de Propulsão à Jato da Nasa, Rosaly Lopes.

A partir de dados coletados pela sonda Cassini, missão encerrada há dois anos, Rosaly Lopes conseguiu montar um mapa com as características de Titã:  atmosfera densa, ventos, erosões, rios, lagos com metano em estado líquido e até chuvas.

Em entrevista exclusiva ao programa Universo, da Radioagência Nacional, a astrônoma nascida no Rio de Janeiro, falou da importância do trabalho em equipe para a análise de uma grande quantidade de dados captados pela sonda que deu um mergulho derradeiro em Saturno, em setembro de 2017.

Rosaly Lopes disse que assim como Titã, Encelados e Europa (lua de Júpiter) são lugares onde pode haver vida.  E que a Nasa já se prepara para mais uma missão na maior lua de Saturno.

Acompanhe a entrevista concedida à Adrielen Alves.

Universo:  Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo e descobertas científicas ligadas ao espaço. Ouça aqui os programas já veiculados da série.