Universo: Janeiro de férias? Aproveite a programação de filmes científicos do Planetário de Brasília

Ver a Via Láctea e um bom filme científico? Ouça o programa

Publicado em 02/01/2020 19:13 Por Apresentação de Lana Cristina - Brasília

Pra quem gosta de filmes de ficção científica ou aqueles que mostram fatos ou episódios reais da ciência e mora em Brasília, ou está na cidade de passagem durante o mês de janeiro, pode incluir na programação de férias uma visita ao planetário. Além de desvendar os mistérios do Universo na cúpula hemisférica que mostra a Via Láctea, o Sistema Solar, as fases da lua e as constelações, o visitante pode assistir a uma série de filmes científicos que serão exibidos em janeiro. Ouça a reportagem de Bianca Paiva para saber um pouquinho mais.

Então, gostaram da ideia?

Com certeza, a visita ao planetário é diversão garantida para crianças e adultos.

E tem aprendizado junto, de uma maneira bem lúdica.

As projeções da cúpula são feitas por dois equipamentos, um analógico, o SpaceMaster e outro digital, o Power Dome VII.

O SpaceMaster foi fabricado na década de 70 e é capaz de reconstruir o céu de Jerusalém na época de Cristo. As lentes também podem ir pro futuro, projetando o céu do ano 2030. Recentemente, esse equipamento passou por uma completa revitalização e é o único do gênero em funcionamento no país.

Já o Power Dome VIII pode projetar conteúdos com efeitos visuais tridimensionais. Com oito projetores distribuídos ao redor da cúpula e um sistema de som formado por 12 caixas acústicas, ele permite ao espectador ter a sensação de estar imerso entre as imagens e o som de cada apresentação.

E então, vamos lá ver a Via Láctea e assistir um filme futurístico?

* Reportagem: de Bianca Paiva

** Sonoplastia: José Maria Pardal

Universo:  Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo e descobertas científicas ligadas ao espaço. Ouça aqui os programas já veiculados da série.