Portal Ciência em casa lança desafio Caça aos Asteroides; inscrições terminam na quinta (25)

  • 23/06/2020 - 15h55

Dayana Vítor

Quem é fã de astronomia ou simplesmente um curioso sobre os mistérios do sistema solar e está com tempo livre, agora na pandemia da Covid-19, pode aproveitar para descobrir novos asteroides. Isso mesmo, aqueles corpos celestes que orbitam em torno do Sol. Você deve estar questionando como é possível fazer isso?

 

Basta participar do desafio Caça aos Asteroides, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. É só chamar amigos e até membros da sua família para formar uma equipe de cinco pessoas. Depois, faça a inscrição no site cienciaemcasa.mctic.gov.br. Mas é bom correr, porque a inscrições terminam na quinta-feira, dia 25 de junho.

 

Para começar a diversão, no dia 26 de junho, as equipes selecionadas serão treinadas para participar do desafio. Esses competidores vão baixar um programa de Colaboração Internacional para Pesquisas de Astronomia, o IASC, na sigla em inglês, com um pacote de imagens inéditas. O próximo passo será a procura pelos asteroides, como explica a treinadora oficial do IASC, Silvana Copceski.

 

Alex Moreira, de 17 anos, participa da Caça aos Asteroides desde 2018. Este ano não será diferente, ele irá competir mais uma vez com um grupo de amigos.

 

Já Caio Cavalari, de 16 anos, competiu em 2019 e sua paixão pela astronomia aumentou.

 

Os participantes da Caça aos Asteroides ganham, além de mais conhecimento, um certificado internacional.

Ir para a versão desktop