Pesquisa usa genética para estudar por que há velhinhos super-resistentes à Covid-19

Pesquisa estuda por que há velhinhos super-resistentes à Covid-19

Publicado em 21/07/2020 20:57 Por Nelson Lin - São Paulo

Como pessoas de 90 anos ou mais conseguiram se recuperar da Covid-19 ao passo que outras mais jovens sem comorbidades estão morrendo por causa da doença? E como, dentro de uma mesma residência, uma pessoa tem os sintomas do coronavírus e outra não? São estas questões que o Centro de Pesquisa do Genoma Humano está tentando descobrir com uma pesquisa de perfil genético.

De acordo com a coordenadora Mayana Zatz, estudos sobre pessoas que tinham imunidade ou resistência a doenças como o câncer já estavam sendo feitas mesmo antes da pandemia do novo coronavírus. E a notícia de que pessoas com mais de 90 ou 100 anos estão se recuperando da Covid-19 foi ao encontro ao que eles já estavam pesquisando.

De acordo com Zatz, os pesquisadores pretendem analisar como é a reação de células desses idosos super-resistentes à Covid-19 em laboratório.

Um dos desafios desta pesquisa é ainda mapear o genoma da população brasileira, uma vez que os bancos genéticos são geralmente de populações europeias e, no Brasil, com perfil multi-étnico, há fatores genéticos diferentes. Um gene que determina uma doença no genoma de um europeu não necessariamente causa a doença se o gene estiver presente em um brasileiro, conforme exemplificou Mayana Zatz.

Com a pesquisa em andamento, o Centro de Genoma está buscando voluntários para estudo, sejam idosos super-resistentes ou casais nos quais um contraiu a doença e outro não. Se você acha que se encaixa no perfil da pesquisa, pode enviar um e-mail para estudocovid@gmail.com.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique