Deputado distrital Cristiano Araújo vai recorrer da condenação por nepotismo

Distrital Cristiano Araújo vai recorrer da condenação por nepotismo

Publicado em 25/04/2017 16:12 Por Anna Luisa Praser - Brasília

O deputado distrital Cristiano Araújo, do PSD, vai recorrer da decisão em que foi condenado por nepotismo. Em nota, o parlamentar afirmou que a sentença tem falhas graves que deverão ser revistas pelo Tribunal de Justiça do DF. Ele foi condenado por contratar e empregar no próprio gabinete Ana Lúcia Pereira de Melo, esposa do tio.


O parlamentar afirmou que foi injustiçado e considerou a condenação absurda porque a própria Câmara Legislativa não foi incluída na sentença. Ele argumentou que apenas indicou a tia para o cargo em comissão, mas que quem admitiu a nomeação foi a mesa diretora da Câmara Legislativa, com base em pareceres jurídicos e análises técnicas da época. E acrescentou que somente um ano depois essas regras para contratação de tios de deputados distritais foram alteradas.


Pela decisão, Cristiano Araújo perde o mandato e a função pública por cinco anos. Terá ainda de ressarcir os cofres públicos e pagar multa. A tia por afinidade também vai ter que fazer o ressarcimento, pagar multa e deixar a função pública, se ainda a exercer.


Entre janeiro e dezembro de 2015, ela recebeu mais de R$ 117 mil, conforme cálculos do Ministério Público. O deputado também é réu na ação aberta depois da Operação Drácon, que investiga um esquema de corrupção no DF, que inclui pagamento de propinas para o desvio de verbas de emendas parlamentares.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique