STF julga nesta quarta pedido de suspeição contra Janot nos casos sobre Temer

STF julga hoje pedido de suspeição contra Janot

Publicado em 13/09/2017 10:19 Por Victor Ribeiro - Brasília

Semana movimentada no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Nesta quarta-feira (13), os ministros devem decidir, em plenário, se mantém ou afastam o procurador-geral da República Rodrigo Janot dos casos envolvendo o presidente Michel Temer.

Para a defesa de Temer, Janot deve ser considerado suspeito, porque demonstra parcialidade ao atuar nas ações relacionadas ao presidente.

O relator da Lava Jato no Supremo, ministro Edson Fachin, discordou e, por isso, levou a decisão para o plenário.

Também na sessão desta quarta os ministros vão discutir se o procurador-geral pode apresentar uma eventual nova denúncia contra Michel Temer antes da decisão final sobre a validade dos acordos de colaboração premiada dos empresários do grupo J&F.

Uma conversa gravada entre Joesley Batista e Ricardo Saud tem indícios de irregularidades no acordo e isso pode invalidar a delação.

E o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, recorreu ao Supremo Tribunal Federal para que os empresários possam deixar a cadeia. Joesley e Saud se entregaram no domingo (10) e estão na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. A prisão temporária deles termina sexta-feira (15).

A Procuradoria-Geral da República ainda pode pedir a prorrogação da prisão por mais cinco dias ou a conversão para prisão preventiva.

E nessa terça-feira (12), o ministro Edson Fachin votou pela rejeição da denúncia contra os deputados Arthur Lira e Mário Negromonte Júnior, do Partido Progressista, por falta de provas. 

O julgamento, na Segunda Turma do Supremo, foi suspenso após o ministro Gilmar Mendes pedir vista.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique