Secretário de Administração Penitenciária do Rio é afastado do cargo pela Justiça

Secretário de Administração Penitenciária do Rio é afastado do cargo

Publicado em 19/01/2018 14:25 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

O juiz titular da Sétima Vara de Fazenda Pública, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Eduardo Antônio Klausner, determinou na noite desta quinta-feira, o afastamento do secretário estadual de Administração Penitenciária, Erir Ribeiro, e de outros cinco gestores do sistema prisional do Estado.

Eles são acusados pelo Ministério Público estadual de favorecer e de dar tratamento diferenciado e regalias para o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, durante o período em que ele esteve detido no Complexo Penitenciário de Bangú e na Cadeia Pública de Benfica.

Além de Erir Ribeiro também foram afastados Sauler Antonio Sakalen, subsecretário adjunto de Gestão Operacional da Seap;  Alex Lima e Fernando Lima de Farias, diretor e subdiretor do presídio Bangú 8; a Fábio Ferraz Sodré e Nílton César Vieira da Silva, diretor e subdiretor da Cadeia Pública de Benfica.

Na decisão, o magistrado considerou o afastamento necessário porque os gestores não tomaram nenhuma medida para por fim às irregularidades denunciadas, mesmo após a divulgação dos fatos.

O caso motivou a transferência de Cabral para Curitiba, o que ocorreu também nesta quinta-feira, por duas decisões: uma da Justiça Federal do Rio e outra da Justiça Federal do Paraná.

A Secretaria Estadual de Administração Penitencia foi procurada para se manifestar sobre o assunto, mas não respondeu até o fechamento da reportagem.

* Matéria atualizada às 14h50 para acréscimo de informações.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique