Temer anuncia criação de comitê para acompanhar imigração venezuelana

Temer anuncia criação de comitê para acompanhar imigração venezuelana

Publicado em 12/02/2018 18:52 Por Danyele Soares - Brasília

Na tentativa de resolver a crise migratória de venezuelanos em Roraima, órgãos federais vão atuar em conjunto com o estado e municípios. Nesta segunda-feira, o presidente Michel Temer anunciou a criação de um comitê de acompanhamento, coordenado pelo governo federal.

De acordo com o presidente, uma medida provisória deverá ser editada até quinta-feira determinando a instalação do comitê e  outras iniciativas para proteger os habitantes de Roraima, o território nacional e o respeito aos direitos humanos dos imigrantes. Temer ainda afirmou que estuda maneiras de encaminhar os venezuelanos que estão em Roraima para outros estados brasileiros, para desafogar a região.

O comitê de acompanhamento será coordenado pelas Forças Armadas. Entre as ações que serão adotadas estão: duplicação de efetivo militar nos postos de fronteira e nos postos de controle no interior do estado – especialmente na ligação entre Boa Vista e Pacaraima, que fica na fronteira com a Venezuela. Haverá instalação de um hospital de campanha; construção de um centro de triagem nos municípios da região; e reforço na vigilância de fronteira.

Outra iniciativa que deve estar prevista na medida provisória é a revalidação dos diplomas de profissionais venezuelanos com nível superior, como explica o ministro da Justiça, Torquato Jardim.

De acordo com a prefeitura de Boa Vista, cerca de 40 mil venezuelanos entraram na cidade para fugir da crise econômica e política. A Venezuela sofre com desabastecimento generalizado e uma inflação que chega a 700% ao ano.

* Matéria atualizada às 20h06 para acréscimo de informações e inclusão de sonoras.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique