CCJ do Senado aprova propostas que suspendem decreto sobre IPI de insumos de bebidas

CCJ aprova propostas que suspendem decreto sobre IPI de insumos de bebidas

Publicado em 20/06/2018 23:21 Por Samanta do Carmo - Brasília

Duas propostas de decretos legislativos revogando o decreto presidencial que reduziu o desconto do IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados, para a compra de insumos usados na produção de bebidas foram aprovadas, nesta quarta-feira, na Comissão de Constituição.

 A redução do desconto afeta principalmente as indústrias da cadeia de produção de refrigerantes instaladas na Zona Franca de Manaus.

O senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, argumentou que o decreto editado pelo presidente Michel Temer quebra contratos e traz insegurança jurídica ao pólo industrial.

O governo reduziu o desconto de 20% para 4% no dia 31 de maio como parte das medidas orçamentárias adotadas para compensar os gastos da União com a redução no preço do diesel em 46 centavos.

O ministro da Fazenda já se reuniu com a bancada do Amazonas e com o governador do estado, Amazonino Mendes, e estuda alternativas.

Esta não é única medida envolvendo o acordo entre governo e caminhoneiros, para encerrar a greve da categoria ocorrida no mês passado, que está sendo questionada. O tabelamento do preço mínimo do frete está em discussão do Supremo Tribunal Federal.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique