Comissão de Ética pede explicações a Pedro Parente sobre supostas irregularidades em empréstimo

Comissão de Ética da Presidência pede explicações a Pedro Parente

Publicado em 12/06/2018 22:33 Por Kariane Costa - Brasília

A Comissão de Ética Pública da Presidência  enviou um oficio à Petrobras e ao ex -presidente da empresa, Pedro Parente, pedindo explicações sobre reportagens na imprensa que relatam supostas irregularidades no empréstimo de dinheiro pela Petrobras ao Banco JP Morgan. De acordo com as reportagens, Parente seria sócio deste banco, e o colegiado também solicitou esclarecimentos em relação a isso.

O pedido de informação não significa que será aberto um processo para investigar a empresa ou Parente. A abertura ou o arquivamento do processo depende das respostas apresentadas, que serão analisadas pelos conselheiros. O prazo para apresentar esclarecimentos é de 10 dias corridos.

Em outro processo, a comissão de ética decidiu aplicar uma censura ética ao ex-presidente da EBC, Laerte Rimoli. A sanção se refere a uma mensagem publicada  em redes sociais, com alusões à palestra comemorativa do Dia da Consciência Negra, proferida pela atriz Taís Araújo.

Três membros do colegiado consideraram o conteúdo da postagem discriminatório e afrontoso ao Código de Conduta da Alta Administração Federal. Já outros dois conselheiros avaliaram que a manifestação era humorística, ainda que de mau gosto, mas não caracterizadora de violação ética.

Na época, Rimoli se desculpou com a atriz Taís Araújo e sua família por ter compartilhado post inadequado em sua timeline. À decisão da comissão não cabe pedido de revisão ou recurso.

Sobre a censura ética, o ex-presidente da EBC disse que respeita a decisão do colegiado, mas que a considera um pouco exagerada. Disse também que estuda com advogados as medidas cabíveis.

No mês passado, um outro processo contra Rímoli, que analisava suposta restrição de cobertura ao assassinato da ex-vereadora Marielle Franco, foi arquivado por decisão unânime do colegiado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique