Moro aceita denúncia e Mantega vira réu na Lava Jato pela primeira vez

Moro aceita denúncia e Mantega vira réu na Lava Jato

Publicado em 14/08/2018 13:23 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O juiz federal Sérgio Moro aceitou a denúncia contra o ex-ministro Guido Mantega pelos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Essa é a primeira vez que ele se torna réu no âmbito da Lava Jato.


Mantega teria recebido vantagens ilícitas de três ex-diretores da empreiteira Odebrecht, em troca da edição de uma medida provisória de interesse da empresa relativa à questões tributárias.


O ex-ministro teria recebido R$ 50 milhões. Esse dinheiro ficou à disposição do ex-ministro em uma conta mantida pelo chamado setor de propinas da empresa.


Parte do valor, que só era usado com a autorização de Mantega, teria sido repassada aos publicitários Mônica Moura e João Santana, delatores na Lava Jato, para ser usada na campanha eleitoral de 2014.


Sobre Palocci, o juiz Sérgio Moro recusou a denúncia. O argumento é que, apesar da acusação de que Palocci teria participado dos fatos, não há provas suficientes contra ele.


Palocci assinou acordo de delação premiada com a PF. Ele está preso desde setembro de 2016 em função das investigações da Lava Jato.


A defesa do ex-ministro Mantega ainda não se pronunciou sobre o caso.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique