Novo presidente terá PEC da Reforma Tributária pronta para ser votada

Novo presidente terá PEC da Reforma Tributária pronta para ser votada

Publicado em 12/08/2018 16:12 Por Leandro Martins - Brasília

Depois das eleições presidenciais, a comissão especial da Câmara dos Deputados deve votar a nova legislação tributária.


Mas a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição 293 só deve acontecer depois que finalizar a intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, prevista para 31 de dezembro de 2018, o que vai coincidir com o início do mandato do novo presidente a ser eleito em outubro.


A PEC prevê que as mudanças na lei tributária vão simplificar a cobrança, acabar com a guerra fiscal entre os estados e diminuir os chamados “efeitos regressivos”, aqueles que sobrecarregam os contribuintes de renda menor.


Uma das propostas que deve valer é a criação do IVA, o Imposto de Valor Agregadp. Na PEC, que está em fase final de acolhimento de emendas, o IVA substitui outros impostos como o ICMS, IPI, ISS, Cofins, além do salário-educação.


A reforma descrita na proposta de emenda à Constituição também acaba com o IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras, e ainda estabelece um imposto seletivo para arrecadação federal sobre energia elétrica, combustíveis líquidos e derivados, comunicação, cigarros, bebidas e veículos.

* Com informações da Agência Brasil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique