TSE nega dez pedidos de Bolsonaro contra programas eleitorais de Alckmin e Haddad

TSE nega pedidos de Bolsonaro contra programas de adversários

Publicado em 19/09/2018 11:31 Por Samanta do Carmo - Brasília

Na sessão realizada na noite dessa terça-feira (18), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgaram dez ações feitas pela campanha de Jair Bolsonaro, do PSL, contra os programas eleitorais no rádio e na televisão de Geraldo Alckmin, do PSDB, e Fernando Haddad, do PT. Todos os pedidos foram negados.

Em parte das ações, Bolsonaro pedia direito de resposta, argumentando que o programa do candidato tucano estava distorcendo a realidade, ao usar trechos em que Bolsonaro aparece discutindo com jornalistas.

Bolsonaro também pedia que o TSE suspendesse a exibição de uma inserção da campanha de Alckmin, aquelas propagandas curtas que aparecem na TV ao longo dia, porque teria sido usada computação gráfica com a intenção de impactar emocionalmente os eleitores. Neste caso, o nome do candidato do PSL não era citado explicitamente, mas como o programa tratava de porte de armas, a equipe avaliou que ele era o alvo.

Na ação contra a campanha do PT, os advogados de Bolsonaro defendiam que o programa eleitoral ofendia o Judiciário ao afirmar que a condenação de Lula era injusta e ao manter o ex-presidente nos vídeos.

Em todos os casos, os ministros avaliaram que as peças de propaganda estavam adequadas às regras e ao contexto de disputa eleitoral.

Bolsonaro tem oito segundos no horário eleitoral gratuito. Alckmin tem cinco minutos e 32 segundos, e Fernando Haddad, dois minutos e 23 segundos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique