TSE suspende eleição suplementar marcada para o próximo domingo em município de Rondônia

TSE suspende eleição suplementar em município de Rondônia

Publicado em 06/12/2018 12:02 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral suspendeu a eleição suplementar que ocorreria no próximo domingo no município de Rolim de Moura, em Rondônia. Na mesma decisão, mediante tutela de urgência, o ministro Jorge Mussi determinou o retorno de Luiz Ademir Schock, do PSDB, ao cargo de prefeito da cidade.

Ele e seu vice, Fabrício Almeida, tiveram os mandatos cassados sob a acusação de gastos ilegais nas eleições de 2016.

Para o ministro do TSE, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia deixou de analisar questões apresentadas pela defesa. Essas questões, na visão do ministro Jorge Mussi, poderiam ter alterado o resultado do julgamento e evitado a cassação de mandatos. O TRE não comentou essas afirmações.

Luiz Ademir e Fabrício são acusados de emitir cheques sem fundos, trocados por empresas e pagos pelo comitê financeiro de campanha. Esses cheques não teriam sido reapresentados para a devida compensação ou contabilizados nas contas de campanha.

A defesa do prefeito e do vice-prefeito de Rolim de Moura alega que não houve caixa 2 ou uso de fontes proibidas por lei. As trocas e os descontos dos cheques teriam ocorrido em razão de greve bancária.

Luiz Ademir e Fabrício permanecem na prefeitura até o julgamento do recurso especial no TSE.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique