Relator da reforma tributária defende unificação de cinco impostos

Relator da proposta defende unificação de cinco impostos

Publicado em 15/05/2019 19:42 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Foi lido nesta quarta-feira (15), na CCJ da Câmara, a Comissão de Constituição e Justiça, o relatório do deputado João Roma, do PRB baiano, sobre a unificação de cinco impostos em um único tributo.

De autoria do deputado Baleia Rossi, líder do MDB na Câmara, a proposta de emenda à Constituição extingue 5 impostos.

São eles o IPI, sobre produtos industrializados, o ICMS, imposto cobrado pelos Estados, o ISS, cobrado pelos municípios, o Cofins, imposto que financia a seguridade social, além do PIS, que financia o abono salarial, o seguro-desemprego e os fundos públicos dos trabalhadores.

De acordo com o projeto, todos esses impostos serão transformados em um único tributo, o IBS, Imposto Sobre Bens e Serviços, a ser gerido pela União, estados e municípios.

A proposta cria um comitê gestor para administrar o funcionamento do imposto, que deve ser regulamentado por lei complementar. A PEC ainda proíbe a concessão de isenções ou incentivos tendo como base o novo imposto.

Deputados do Amazonas já anunciaram que vão apresentar emendas para salvaguardar a Zona Franca de Manaus, garantindo as isenções tributárias da capital do estado.

O novo tributo, segundo o texto, não incidirá sobre as exportações e, para manter as atribuições do ICMS, os estados repassarão 25% dos recursos aos municípios. No relatório, o deputado João Roma pediu a aprovação da proposta na CCJ. A votação está marcada para a próxima quarta-feira.


 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique