Filho do ex-ministro Edison Lobão é preso em nova operação da Lava Jato

  • 10/09/2019 - 09h09

Priscilla Mazenotti

Márcio Lobão, filho do ex-senador e ex-ministro Edison Lobão foi preso nesta terça-feira (10), no âmbito da Lava Jato. Esta é a fase de número 65 da operação. Além desse mandado de prisão, foram cumpridos 11 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

 

A suspeita é de esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e outras empresas como a Transpetro, subsidiária da Petrobras.

 

Entre os suspeitos de receber propina está o ex-senador Edison Lobão, que foi ministro de Minas e Energia de 2011 a 2014.

 

Segundo o Ministério Público Federal, Edison Lobão e o filho teriam recebido R$ 50 milhões de propina da Odebrecht, entre 2008 e 2014. Mais 40 contratos estão sendo investigados nesta fase da operação.

 

O dinheiro, segundo o Ministério Público Federal, era entregue em espécie em um escritório de advocacia ligado à família Lobão, localizado no Rio de Janeiro.

 

A investigação mostrou que os recursos eram lavados por meio da compra e venda de obras de arte e de imóveis, da simulação de empréstimos familiares e da movimentação de valores em contas abertas em nomes de empresas offshore.

 

A reportagem está tentando contato com a defesa do ex-senador e do filho dele.

Ir para a versão desktop