Cerimônia em Brasília marca o centenário de participação do Brasil em Olimpíadas

Cerimônia em Brasília marca o Centenário Olímpico do Brasil

Publicado em 20/02/2020 12:13 Por Victor Ribeiro - Brasília

O governo federal lançou nessa quarta-feira (19) o projeto Centenário Olímpico do Brasil e entregou medalhas de Honra do Mérito Desportivo. Foi uma forma de comemorar o Dia do Esportista, que também foi nessa quarta (19).

A primeira participação brasileira nos Jogos Olímpicos foi no ano de 1920, na cidade de Antuérpia, na Bélgica. A delegação que o país levou naquela época tinha 21 competidores, que conquistaram três medalhas – uma de ouro, uma de prata e outra de bronze.

De lá pra cá, foram 22 Olimpíadas, sendo a última no Rio de Janeiro, em 2016. Só ficamos de fora de Amsterdã, em 1928, e subimos ao pódio 129 vezes.

A cerimônia de lançamento do projeto Centenário, marcou o início de uma série de ações para celebrar um século da participação de brasileiros nos Jogos Olímpicos.

Este ano, cerca de 300 atletas vão representar o país na Olimpíada de Tóquio, no Japão, no mês de julho.

A meta é trazer para o Brasil de 15 a 20 medalhas. Até agora, 172 vagas estão confirmadas.

A expectativa é que eles voltem ao país com medalhas, assim como já fizeram os 14 ex-atletas agraciados com a medalha do Mérito Desportivo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique