Maia diz que pode colocar em votação quarentena para juízes e promotores se candidatarem

  • 29/07/2020 - 21h34

Kariane Costa

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, defendeu uma quarentena para juízes se candidatarem a cargos políticos.


Maia sinalizou que pode colocar em votação a proposta que restringe juízes e membros do Ministério Público a concorrerem a cargos políticos.


Para Rodrigo Maia, o prazo de oito anos sugerido pelo presidente do Supremo, Dias Toffoli, é longo, e é preciso discutir o tema no Congresso.


Nesta quarta-feira, durante sessão do Conselho Nacional de Justiça, Toffoli afirmou que uma quarentena para juízes e procuradores evitaria o que ele chamou de demagogia no processo eleitoral. Ele defendeu que os parlamentares aprovem mudanças na lei como forma de evitar a utilização da magistratura para "aparecer para a opinião pública e depois se fazer candidato”.


A manifestação de Toffoli ocorreu durante julgamento que manteve a decisão do corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, proibindo o juiz Douglas de Melo Martins de participar de transmissões ao vivo com conotação político-partidária.


O magistrado foi responsável pela decisão que determinou o fechamento do comércio em São Luís, no Maranhão, em maio, devido à disseminação da Covid-19.

Ir para a versão desktop