Mudança de hábitos pode ser saída para quem quer engravidar

Mudança de hábitos pode ser saída para quem quer engravidar

Publicado em 24/12/2019 16:15 Por Maíra Heinen - Brasília

A mudança de hábitos pode ser a saída para quem está tentando engravidar e ainda não conseguiu. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 15% dos casais que estão tentando engravidar no mundo apresentam dificuldades em conceber.

Muitas vezes, pequenas mudanças no cotidiano alimentar, acrescentando ainda atividade física e bom sono, podem fazer a diferença.

É considerado um casal infértil aquele que mantém relações sexuais sem métodos contraceptivos durante 12 meses sem engravidar.

A ginecologista Maria do Carmo Borges de Sousa, presidente Rede Latino Americana de Reprodução Assistida, dá algumas dicas. A falta de sono e o estresse diário também são fatores prejudiciais para quem quer engravidar.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, distúrbios do sono estão associados à diminuição na quantidade de espermatozoides.

Na fertilidade feminina, a alteração do sono pode ativar hormônios das glândulas suprarrenais e gerar mudança da produção de hormônios reprodutivos.

A médica Maria do Carmo alerta que planejar a nova fase da vida é igualmente importante quanto evitar uma gravidez indesejada.

Ainda de acordo com a OMS, a infertilidade afeta de 50 a 80 milhões de pessoas em todo o mundo; e, somente no Brasil, esse número chega a cerca de oito milhões.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique