Comunidades do Acre e Amazonas serão atendidas por navio hospital da Marinha

  • 09/01/2020 - 13h11

Michelle Moreira

Comunidades localizadas ao longo do rio Juruá vão receber atendimentos prestados pelo Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro, da Marinha. A embarcação partiu nessa quarta-feira (08) do Cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus, e vai percorrer municípios dos estados do Amazonas e Acre.

 

O projeto oferece consultas médicas e odontológicas, exames clínicos e laboratoriais, além de procedimentos de enfermagem. Também vão poder ser realizadas cirurgias de pequeno porte, pré-natal, exames de mamografia e raio-X. Os moradores vão poder assistir a palestras educativas.

 

A estrutura da embarcação conta com dois ambulatórios odontológicos, dois consultórios médicos, um laboratório para exames, uma sala de vacina e espaços apropriados para a realização dos exames oferecidos e distribuição de remédios.

 

O aparelho de raio-X conta com conversor de imagem digital e o mamógrafo tem capacidade de comunicação via satélite.

 

Quatro lanchas levarão equipes para fazer os atendimentos em locais de difícil acesso.

 

Uma equipe de 27 profissionais entre médicos, farmacêuticos e enfermeiros vão fazer o atendimento na embarcação. Outros 54 militares ficam responsáveis pela navegação e segurança durante toda a operação.

 

A previsão é que sejam atendidas de 15 mil a 20 mil pessoas.

Ir para a versão desktop