Farmácias básicas de Palmas distribuem canetas de insulina

Farmácias básicas de Palmas distribuem canetas de insulina

Publicado em 14/01/2020 21:12 Por Michelle Moreira - Brasília

As farmácias básicas de Palmas, no Tocantins, começam, a partir deste mês, a entregar as canetas de aplicação de insulina NPH - de ação intermediária e a regular - de ação rápida para pacientes com diabetes mellitus tipo 1.

Mas somente tem direito ao dispositivo crianças e adolescentes de até 15 anos e idosos acima de 65 anos.

O coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Ricardo Nunes, explica que esse grupo tem a menor adesão ao tratamento.

Para ter acesso, o paciente deve procurar a farmácia municipal mais próxima de onde mora levando uma caixa de isopor com gelo para armazenar a insulina, apresentar o cartão do SUS, além da receita e laudos atualizados que comprovem o diagnóstico e tratamento da diabetes.

Também é possível solicitar o aparelho para medir a glicemia, as tiras e agulhas.

A Secretaria de Saúde de Palmas afirma que cada caneta tem 300 unidades do medicamento e os estoques serão mantidos durante todos os meses de vigência do programa, pelo Ministério da Saúde.

O dispositivo é distribuído por meio do SUS, o Sistema Único de Saúde, aos municípios. Mas é preciso fazer uma solicitação para receberem os produtos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique