Rondônia diminui em 44% número de grávidas contaminadas pelo HIV

Rondônia diminui em 44% número de contaminadas pelo HIV

Publicado em 15/01/2020 19:29 Por Renata Martins - Brasília

O estado de Rondônia reduziu em 44% o número de mulheres grávidas contaminadas pelo HIV – o Vírus da Imunodeficiência Humana, nos últimos 15 anos. 

Segundo a Agevisa - Agência Estadual de Vigilância em Saúde do Estado, de 2004 a 2019, os casos de infecção pelo vírus causador da aids nesse grupo passou de 80 para 45 registros por ano.

O governo rondoniense atribui o recuo ao trabalho com foco na prevenção. Campanhas de conscientização sobre a importância do uso de preservativos nas relações sexuais acontecem durante todo o ano, com distribuição gratuita do produto à população.

Durante as ações também são realizados testes rápidos, que permitem que a pessoa descubra se possui a doença e, em pouco tempo, possa iniciar o tratamento. As mulheres são orientadas a, logo após os primeiros sintomas de gravidez, procurem a unidade de saúde para a realização de exames do pré-natal.

A prevenção com uso de preservativos é ainda a maneira mais eficaz para evitar o contágio pelo HIV. De acordo com o governo do estado, os números positivos de Rondônia diferem a dados nacionais divulgados pelo Ministério da Saúde, que apresentou alta superior de cerca de 38% na média nacional dos últimos 10 anos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique