Distrito Federal cria Centro de Emergência para monitorar coronavírus

Centro de Emergência vai monitorar casos de coronavírus

Publicado em 27/02/2020 20:17 Por Renata Martins - Brasília

O COE, Centro de Emergência para Coronavírus, vai funcionar na Secretaria de Saúde, e vai monitorar e acompanhar os casos de coronavírus. A criação do COE-DF deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal.


Em coletiva à imprensa, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, falou sobre a estrutura.


O Plano de Contingência para o novo coronavírus apresentado pelo GDF traz os locais de atendimento. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero, detalha.


O subsecretário de Vigilância destaca ainda que é preciso ter muita atenção para não confundir o coronavírus com outras doenças virais, principalmente porque no DF estamos em um período de incidência de gripes diversas e outras doenças virais.

Só se enquadram nos critérios de caso suspeito do Ministério da Saúde pessoas vindas nos últimos 14 dias de um dos 16 países que registraram infecção local de covid-19 ou pessoas que tiveram contato com pacientes infectados. Também precisa apresentar febre e sintomas respiratórios.


Durante a coletiva, nesta quinta-feira, foram atualizados os casos suspeitos de coronavírus. São cinco no DF: quatro pessoas vieram da Itália e uma da Austrália.


Duas pessoas com suspeita de coronavírus estão em isolamento domiciliar, pois passam bem. Um casal deu entrada nessa quarta-feira no HRAN. Marido e mulher estão juntos, isolados em uma enfermaria do hospital. Outra paciente está internada no Santa Lúcia Norte.


O material coletado dos pacientes já está em análise. Inicialmente, é testado para outras doenças gripais, como a Influenza. Se der negativo para essas outras doenças, o material dos pacientes será encaminhado para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, para realização de exame específico de coronavírus.


E um dos passageiros que viajou com o paciente de São Paulo já diagnosticado com coronavírus é do DF. Segundo a Secretaria de Saúde, ele está sendo monitorado, mas não está entre os casos suspeitos porque não apresenta sintomas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique