SP ainda tenta localizar 8 passageiros de voo com primeiro brasileiro infectado por coronavírus

SP tenta localizar 8 passageiros de voo com brasileiro infectado

Publicado em 27/02/2020 00:22 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O empresário diagnosticado com o novo coronavírus segue em isolamento dentro de casa, em São Paulo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o quadro de saúde é bom e ele está bem orientado sobre os cuidados que precisa tomar para cumprir o isolamento domiciliar.


O brasileiro chegou na sexta-feira, na casa onde mora em São Paulo com a esposa, após 12 dias a trabalho no norte da Itália, sem manifestar nenhum sintoma. No domingo, o homem, de 61 anos, recebeu a família para um almoço. Só na segunda-feira deu entrada no hospital Albert Einstein, depois que apresentou febre, tosse seca, dor de garganta e coriza – sinais compatíveis com o covid-19.


Além do empresário, estão sendo acompanhadas todas as pessoas com quem ele teve contato desde que chegou ao Brasil.


São 30 familiares; quatro passageiros que sentaram próximo a ele no avião e desembarcaram na capital paulista; além de um passageiro que foi para Campinas e outro que foi para Jundiaí, cidades do interior do estado, e três pessoas que seguiram pra Porto Alegre. A Vigilância Sanitária ainda tenta localizar outros oito passageiros estrangeiros que estavam sentados próximos ao empresário.


O governo de São Paulo anunciou também a criação de um centro de contingência para coordenar as ações contra a propagação do coronavírus no estado. O grupo já definiu os sete hospitais públicos na capital, litoral e no interior do estado que serão referência para o tratamento de possíveis pacientes com o covid-19.


O centro vai ser coordenado pelo infectologista David Uip, que tentou acalmar as pessoas em relação à chegada da epidemia no Brasil. Ele explicou quais devem ser os procedimentos para quem apresentar sintomas de gripe nos próximos dias.


Já para as pessoas que viajaram nos últimos dias para um dos 16 países que já apresentam casos locais e tiverem sintomas de gripe, a recomendação é procurar imediatamente um serviço de saúde. A diretora de Vigilância Sanitária, Helena Sato, explicou quais sintomas devem ser observados nesses casos.


Para todas as outras pessoas, a recomendação continua sendo lavar as mãos com frequência e seguir a boa etiqueta de saúde, como proteger a boca na hora de tossir.


O estado de São Paulo monitora 11 casos de coronavírus, nove deles na capital, mas a Secretaria de Saúde do município acredita que a confirmação do primeiro caso do covid-19 no país tenha provocado uma corrida aos postos de saúde e esse número possa estar super estimado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique