Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta terça-feira em todo o país

  • 30/06/2020 - 13h03

Dayana Vítor

Após quase quatro meses do início, a campanha de vacinação contra a gripe termina nesta terça-feira (30) em todo o Brasil. A meta é proteger mais de 77 milhões de pessoas. Até o dia 22 de junho, cerca de 58 milhões já tinham recebido a dose da imunização, o que correspondia a 84% dos grupos prioritários, segundo o Ministério da Saúde.

 

A campanha iria terminar no dia 29 de maio, mas foi prorrogada devido a baixa procura pela vacina por pessoas como gestantes e crianças.

 

A vacinação protege contra os vírus influenza A (H1N1), (H2N3) e influenza B. Algumas das pessoas que fazem parte dos grupos preferenciais são idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, membros das forças de segurança, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas, índios e professores.

 

Os idosos e os profissionais da saúde foram aqueles que mais compareceram aos postos de saúde para se proteger contra a gripe. Seguidos por mulheres que acabaram de dar a luz, até 45 dias após o parto. Já gestantes e crianças até cinco anos foram as menos imunizadas em todo o Brasil.

 

É bom lembrar que a vacina contra a gripe, apesar de não proteger contra a Covid-19, ajuda no combate. Isso porque, quando uma pessoa imunizada têm sintomas de gripe, já podem ser descartadas as doenças mais comuns e se trabalhar na hipótese do novo coronavírus.

Ir para a versão desktop